Os vários tipos de arroz - Qual a melhor escolha?

Os vários tipos de arroz de arroz -Qual a melhor escolha?
O arroz é um cereal que faz parte integrante da maioria das cozinhas, sendo um dos alimentos mais consumidos pelo mundo forra.

É fácil de preparar, é versátil, é muito nutritivo e é facilmente digerível. É um alimento quase completo, é rico em hidratos de carbono, ferro, vitaminas B1, PP e ácido fólico.
É livre de glúten e colesterol, por isso, é recomendado à alimentação infantil e aos doentes celíacos (intolerantes ao glúten).
No entanto os processamentos a que a maioria dos tipos de arroz são submetidos retiraram-lhe uma grande parte desse valor, à exceção do arroz integral, que não passa por esses procedimentos. 

A retirada da casca reduz o valor nutritivo do arroz, mas em contrapartida aumenta a durabilidade do grão e reduz o tempo de cozimento. Esta intervenção torna-o mais fácil de preparar e permite que ele se adapte a uma vasta gama de receitas, desde salgadas a doces.

Existem diferentes tipos de arroz disponíveis no mercado, com características especificas e o propósito certo para cada prato. Dentro dos muitos tipos de arroz separa-mos os mais comuns e fáceis de encontrar em Portugal.

As características e indicações dos vários tipos de arroz 


Arroz carolino: É um dos tipos de grão mais utilizados em Portugal. Distingue-se dos demais pela goma e pela sua capacidade em reter os sabores dos temperos, as características ideias para um bom arroz malandrinho e outro tipos de receitas que requerem goma. Também se adapta bem ás receitas de arroz doce

Arroz agulha: Têm um vago mais comprido que o carolino. Adequa-se bem ao consumo diário das famílias portuguesas, é saboroso, têm uma textura solta e é fácil de cozinhar.

Arroz integral: A sua cor é diferente dos demais, uma coloração próxima ao marrom  É descascado e limpo, mas não passa pelo processo de branqueamento,. É mais rico em fibras, minerais e vitaminas. Pode ser usado nas mesmas receitas do arroz branco, contudo demora o dobro do tempo a ser cozinhado.

Arroz vaporizado (arroz parboilizado): É o arroz tratado com vapor sob pressão antes de ser descascado, o amido gelatiniza e por isso o arroz fica mais solto depois de cozinhado. Esta operação permite reter mais nutrientes do que no dito arroz branco.
O grão é firme, ligeiramente dourado e não requer grandes cuidados no ato da preparação, ele mantém-se sempre solto mesmo quando ultrapassa o ponto de cozedura.

Arroz basmati: Pode ser encontrada na versão branca ou integral, possui um um grão longo de qualidade superior e é bastante aromático. Pelas suas características dispensa o uso de muitos temperos, para obter bons resultados. Por ser ligeiramente adocicado e por conter mais goma, é notável na elaboração de sobremesas.

Arroz arbóreo: Têm uma excelente capacidade de absorver os temperos e é o mais indicado na elaboração de risoto. Este grão arredondado e tonalidade pérola é rico em amido, sais minerais e carboidratos. Ao ser cozinhado o amido é libertado e confere a tão apreciada cremosidade ao prato.

Dicas e truques de um arroz perfeito


Cozer arroz: Cozinhe este cereal sempre com água fervente, se necessitar de a retificar nunca o faça com água fria, esta interrompe o processo de cozimento. Evite que o arroz se queime no fundo, prefira recipientes com fundo espesso e cozinhe-o sempre em lume brando. .

Conservar os nutrientes do arroz: Ao lavar o arroz parte do amido e outros nutrientes importantes. Durante a preparação o arroz também liberta alguns dos seus nutrientes, minimize esta perda aproveitando a água da cosedura. Para uma chávena de arroz acrescente duas de água e deste modo não terá excedente de liquido.

Arroz queimado: Meta imediatamente a panela de arroz queimado dentro de outro recipiente maior com água fria. Deixe a panela destapada com um garfo em inox, no meio do arroz e mantenha até sair todo o vapor. Depois retire-o da panela, sem raspar  fundo.  

Arroz mais solto: Durante a preparação junte uma colher de sopa de azeite à água de cozedura. Retire do calor e deixe acabar de cozer fora do lume.

Arroz demasiado cozido: Coloque o arroz num passador e passe-o debaixo da torneira de água fria até os grãos se soltarem. Deixe escorrer e leve ao forno a aquecer.

Evitar que o arroz transborde da panela: Durante a preparação acrescente um pedacinho de manteiga na água do cozimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário