Várias maneiras de usar o sal

Várias maneiras de usar o sal de cozinha
Um vilão na cozinha, uma benesse nas nossas vidas. O sal das nossas cozinha também conhecido por cloreto de sódio, para além de ser um ótimo tempero e um excelente conservante naturaltêm inúmeras outras aplicações. 

Vale-se das suas várias capacidades, controla o crescimento de fungos, de bactérias e de leveduras, têm poder abrasivo, desincrustante, exfoliante, repelente, entre outras. Veja também: Benefícios e malefícios do sal para o corpo

20 usos do sal que facilitam o dia a dia


Aumente a vida útil das esponjas. Independente da marca, uma esponja de banho ou de lavar louça têm um ciclo curto, ao fim de uma semana pode conter milhões de microrganismos nocivos. Mergulhe-as numa mistura de água e sal após cada utilização (uma ou duas colheres de sal em pouca água). 

Remova as manchas de sangue da roupa. Molhe a mancha com água fria. depois faça uma pasta de sal com água fria e aplique-a por cima da mancha e deixe atuar por uns vinte minutos. Enxague novamente com água fria e sem deixar secar o tecido lave-o com detergente como habitualmente.

 Afaste as formigas. As formigas passam por diversos locais contaminados, por lixo, fezes, animais em decomposição, etc. Neste trajeto elas acabam por ser transportadoras de muitos patógenos. Colocar umas pedras de sal nos seus locais de passagem, é um dos meios de as desviar dos nossos bens.

 Afoguente as pulgas. Se há coisa que estes insetos não gostam é de sal e com razão. Em contacto com este mineral elas desidratam e acabam por sucumbir. Basta polvilhar o local infestado com sal e deixar agir por 12 a 48 horas. Por fim, aspire o sal e as pulgas mortas.

Afaste o mau cheiro e humidade dos seus sapatos. O sal de cozinha controla a humidade e impede a proliferação de microrganismos. Coloque um pouco de sal no interior do sapato, espalhe bem e deixe atuar toda a noite. Depois retire o sal e use o calçado normalmente.

Limpa as flores artificiais, de uma maneira prática. Coloque as flores num saco, preferencialmente de papel, com um pouco de sal, feche e agite. A fricção entre as flores artificiais e as pedras de sal permite remover a poeira e a sujeira menos impregnada.

 Prolonga a frescura  das flores de corte por mais tempo. Junte uma pitada de sal na água do vaso (uma colher de chá sal por litro de água) e aumente a vida útil das flores no vaso.

Elimine as manchas de ferrugem nos tecidos. Misture o sal com sumo de limão, humedeça bem a mancha com a mistura e coloque ao sol. Apesar de eficaz, este método pode demorar algumas horas a remover a mancha de ferrugem. Depois lave e enxague o tecido.

 Remova as manchas de suor das suas roupas. As manchas amareladas são causadas pelo suor, mas principalmente pelo uso de desodorantes e são muito difíceis de remover com a lavagem normal. Molhe a parte  do tecido manchadaAplique sal de cozinha sobre a mancha. Esfregue com as pontas dos dedos e deixe atuar por alguns minutos. De seguida lave a peça normalmente.

Retire a casca dos ovos mais facilmente. Quanto mais fresco é o ovo, mais difícil de se retirar a casca quando cozido. Facilite o processo, usando sal enquanto ferve o ovo, a casca sairá mais inteira.

Controle as ervas daninhas com sal.  O sal atua como um herbicida na zona em que se coloca. Esta solução serve apenas para as zonas em que não se quer que cresça nenhum tipo de vegetação. O excesso de salinidade do solo dificulta o crescimento das plantas.
 
Remova as células mortas da pele. Sempre que precisar renovar a pele, ativar a circulação e remover as células mortas, o sal pode ser um grande aliado. Passe um pouco de sal marinho na pele misturado com azeite, óleo de amêndoa doce ou outro hidratante a gosto.

 Devolva o brilho às peças de prata, cobre, bronze e estanho. Aplique nos objetos pretendidos uma mistura de vinagre e sal em partes iguais. Deixe atuar por alguns minutos e esfregue com uma escova. Por fim seque com um pano limpo.

 Retire o óleo incrustado nos utensílios. Molhe a peça e espalhe sal por cima. Deixe atuar, esfregue e lave normalmente.

 Neutralize os maus odores de recipientes de plástico, garrafas e frascos de vidro. Coloque uma colher de sal dentro do recipiente pretendido, e adicione pouca água, apenas a suficiente para humedecer o sal. Agite e deixe atuar por alguns minutos. Por fim lave normalmente.

 Remova os resíduos de leite queimado das cafeteiras. Aplique um punhado de sal sobre as zonas com incrustações, espere alguns minutos e esfregue.

Evite o aparecimento de bolores no queijo. Molhe um pano em água e sal envolva o queijo e depois guarde-o normalmente no frigorífico.

 Devolva a brancura aos seus tecidos de linho. Ferva os tecidos numa solução de água com sal e bicarbonato de sódio, por aproximadamente uma hora.
 
Remova a fuligem acumulada nas lareiras. Atire um punhado de sal sobre as chamas, vai provocar umas labaredas amarelas. Esta operação é importante porque vai limpar a fuligem, prevenir os incêndios da chaminé e promover o seu melhor funcionamento.

 Limpe, desinfete e desodorize o seu frigorífico. Faça uma mistura de sal com bicarbonato de sódio e e uma pequena quantidade de água . Lave o frigorífico com esta mistura e seque com um pano limpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário